terça-feira, 19 de outubro de 2010

"Bonifácio, o porquinho", de Marilia Pirillo

E agora com vocês: BONIFÁCIO! Um porquinho um pouco diferente dos outros, com nariz de tomada e que tinha nojo de lama. Não gostava de brincar no chiqueiro e até quis aprender a nadar no riacho. Os pais se preocupavam com aquelas manias e ficaram indignados quando Bonifácio quis se tornar bichinho de estimação do filho do fazendeiro. Mas foi então, jogando futebol com o menino, que o porquinho descobriu como era bom brincar sem medo de se sujar e, depois, tomar um banho bem gostoso.
 
Tá, chega! Não conto mais nada... agora tem que ler. 
Quem criou a obra foi Marilia Pirillo, autora e ilustradora. E que ilustrações fantásticas! Um prato cheio para trabalharmos com nossos alunos. 
Elegi a obra para iniciar o ano letivo. Por ser tão boa, foi uma cúmplice naquele período (complicado!) de adaptações. Enquanto montava o projeto descobri o blog da Marilia. Escrevi pra ela e a querida respondeu. Mais querida ainda por ter me dado várias dicas de atividades. Tinha tudo pra dar certo! E deu.
Meu objetivo principal era conhecer melhor minha nova turma, criar laços, ajudar os novos em suas adaptações... mas o Boni (sim, já somos íntimos... hehehe) e a Marilia me ajudaram a ir além do planejado.  Fizemos pesquisas científicas sobre o animal porco - o que come? qual é seu habitat? que som emite? por que dizem que ele é fedido? por que gosta de lama? (vídeos selecionados do youtube ajudaram) - confeccionamos origamis com cara de porquinhos, brincamos de lama (argila) e depois fomos juntos lavar nossas mãos - aprender quanto de sabonete líquido precisamos, que a torneira não precisa ficar o tempo todo aberta e que duas folhas de papel são suficientes para secar nossas mãos. Lembrem-se: todo ato deve ser visto como ato educativo, até lavar as mãos. Fizemos uma simulação (com música) de um gostoso banho - usando folhas de jornal que hora eram água e sabonete e hora eram shampoo e toalha... diversão foi o que não faltou! 
Depois partimos para o estudo de interpretação da história, da linguagem e do personagem. Contei outras historinhas sobre porcos. Até releituras da ilustração da capa do livro foram feitas com o uso de borra de café. No final do projeto fizemos orelhas e nariz de porco em EVA para as crianças brincarem de serem porquinhos. Nesse momento foi possível avaliar o conhecimento que adquiriram durante o projeto. O vocabulário deles enriqueceu com palavras que antes eram desconhecidas: vara (coletivos de porcos), chafurdar na lama, grunhir...
Aos poucos o nervosismo inicial foi passando, as crianças chegando mais tranqüilas e apropriando-se dos espaços da escola. Obrigada Boni, obrigada Marilia!

Sigam o blog da Marilia Pirillo: http://www.mariliapirillo.com/

4 comentários:

  1. Betinha, quero te parabenizer pelo blog. Está muito bacana. Bjão da prima Dani.

    ResponderExcluir
  2. Nossa Roberta que trabalho completo e lindo! Parabéns! Beijo pra você e pra todos os seus porquinhos, ops, quero dizer, aluninhos =) O Boni também agradece o carinho!

    ResponderExcluir
  3. Muito bonito seu trabalho. Muito bonito o trabalho da Marília.
    Bacana quando as pessoas se unem em torno de um objetivo comum, todos crescem.
    Primeiro, você, Boni e Marília. Depois, vocês tres com as crianças e elas entre si.
    Professores assim SÃO uma Benção. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. MARAVILHOSO este post!
    Parabéns!
    Ciúmes das minhas "porquinhas" não poderem ter uma profe assim...hehehe
    Bjs com amor da mana Paty

    ResponderExcluir