Tá, chega! Não conto mais nada... agora tem que ler.
Quem criou a obra foi Marilia Pirillo, autora e ilustradora. E que ilustrações fantásticas! Um prato cheio para trabalharmos com nossos alunos.
Elegi a obra para iniciar o ano letivo. Por ser tão boa, foi uma cúmplice naquele período (complicado!) de adaptações. Enquanto montava o projeto descobri o blog da Marilia. Escrevi pra ela e a querida respondeu. Mais querida ainda por ter me dado várias dicas de atividades. Tinha tudo pra dar certo! E deu.
Meu objetivo principal era conhecer melhor minha nova turma, criar laços, ajudar os novos em suas adaptações... mas o Boni (sim, já somos íntimos... hehehe) e a Marilia me ajudaram a ir além do planejado. Fizemos pesquisas científicas sobre o animal porco - o que come? qual é seu habitat? que som emite? por que dizem que ele é fedido? por que gosta de lama? (vídeos selecionados do youtube ajudaram) - confeccionamos origamis com cara de porquinhos, brincamos de lama (argila) e depois fomos juntos lavar nossas mãos - aprender quanto de sabonete líquido precisamos, que a torneira não precisa ficar o tempo todo aberta e que duas folhas de papel são suficientes para secar nossas mãos. Lembrem-se: todo ato deve ser visto como ato educativo, até lavar as mãos. Fizemos uma simulação (com música) de um gostoso banho - usando folhas de jornal que hora eram água e sabonete e hora eram shampoo e toalha... diversão foi o que não faltou!
Depois partimos para o estudo de interpretação da história, da linguagem e do personagem. Contei outras historinhas sobre porcos. Até releituras da ilustração da capa do livro foram feitas com o uso de borra de café. No final do projeto fizemos orelhas e nariz de porco em EVA para as crianças brincarem de serem porquinhos. Nesse momento foi possível avaliar o conhecimento que adquiriram durante o projeto. O vocabulário deles enriqueceu com palavras que antes eram desconhecidas: vara (coletivos de porcos), chafurdar na lama, grunhir...
Aos poucos o nervosismo inicial foi passando, as crianças chegando mais tranqüilas e apropriando-se dos espaços da escola. Obrigada Boni, obrigada Marilia!
Sigam o blog da Marilia Pirillo: http://www.mariliapirillo.com/
Betinha, quero te parabenizer pelo blog. Está muito bacana. Bjão da prima Dani.
ResponderExcluirNossa Roberta que trabalho completo e lindo! Parabéns! Beijo pra você e pra todos os seus porquinhos, ops, quero dizer, aluninhos =) O Boni também agradece o carinho!
ResponderExcluirMuito bonito seu trabalho. Muito bonito o trabalho da Marília.
ResponderExcluirBacana quando as pessoas se unem em torno de um objetivo comum, todos crescem.
Primeiro, você, Boni e Marília. Depois, vocês tres com as crianças e elas entre si.
Professores assim SÃO uma Benção. Parabéns!
MARAVILHOSO este post!
ResponderExcluirParabéns!
Ciúmes das minhas "porquinhas" não poderem ter uma profe assim...hehehe
Bjs com amor da mana Paty