quarta-feira, 13 de outubro de 2010

"DEZ CASAS E UM POSTE QUE PEDRO FEZ"

Livro do autor e ilustrador Hermes Bernardi Jr., publicado pela editora Projeto. Participei do pré-lançamento do livro e assim pude saber de que forma Hermes planejou e pensou sua criação. 
"Casas, cores e personagens surgem nessa brincadeira bem armada com as palavras que Hermes fez. Os sons vão se combinando para contar a história dessa rua de casas tão engraçadas. A cada verso uma surpresa. A cada estrofe muitas cenas inusitadas e por isso tão divertidas." 


PENSEI NUMA ATIVIDADE PARA TRABALHAR COM A ED. INFANTIL:
  1. Ler a história com antecedência. Isso é bem importante! Assim, é possível antecipar as entoações e expressões faciais que poderão ser empregadas na contação.
  2. Apresentar o livro. O livro deve ser apresentado para que as crianças apreciem a capa, saibam quem foi o autor e ilustrador. Também pode-se antecipar sobre o tema que será tratado.
  3. A expectativa foi gerada, as crianças estão atentas... "- Preparem-se, a história vai começar!"
  4. Durante a história gosto de fazer perguntas sobre a interpretação das crianças. Isso prende a atenção e assim posso saber como estão compreendendo.
  5. Ao final, deixo livre para que todos se manifestem. É nessa hora que tenho o retorno da análise crítica do grupo. 
  6. Convido todos para criarem comigo uma maquete da história. Pintamos caixas com as cores das casas. Desenhamos uma rua. Colamos as caixas/casas na ordem que conta a história. Nesse momento pergunto qual personagem vive naquela casa, peço que descrevam o que lembram do personagem. O livro pode estar junto e servir de consulta caso não recordem.
  7. "- Mas e o poste? Onde está o poste? Cadê o poste?... Como vamos criá-lo?" Aqui os alunos dizem como podemos fazer o poste. As ideias vão surgindo. Aquilo que sei que não funcionará eu pergunto se parecerá mesmo com um poste. Ou então, onde conseguiremos tal material, de que forma aplicaremos em nossa maquete. É importante fazê-los pensar. No grupo que trabalhei a história, uma menina deu a ideia de usarmos jornal enrolado e fixarmos com durex. Deu certo!
Deixo aqui a dica do blog do Hermes, divirtam-se: http://tercaeucontopravoce.blogspot.com/


"ACABOU-SE O QUE ERA DOCE. QUEM COMEU ARREGALOU-SE. QUEM NÃO COMEU, DANOU-SE!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário